Cotas de exclusão

No segundo semestre de 2007 a URGS adotou o sistema de Cotas Raciais proposto pelo Governo Federal. A medida concede um percentual pré-determinado de cotas para pessoas afro-brasileiras ou afro-descendentes na Universidade. Desde então, o assunto tornou-se polêmica em todo país, não diferente na istituição gaúcha. No último vestibular, veio à tona através da divulgação do listão dos aprovados a revolta dos cotistas que não atingiriam a média necessária.

Essa questão poderia ser solucionada com a concessão das vagas aos vestibulandos beneficiados pelas cotas. A URGS deveria levar em consideração que o número de vagas já está pré destinado aos mesmos. Portanto, poderia aceita-los, visto que a formação fundamental destes não foi o suficiente para atingir a média estipulada para aprovação. Sendo esse o principal motivo para a criação desse sistema.

Cor de pele não define mais ou menos capacidade intelectual de uma pessoa. Se fosse por essa razão, deveriam existir escolas específicas para diferentes raças.

Deixe um comentário